Programa de Monitoria Indígena e Quilombola
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O Programa de Monitoria Indígena e Quilombola visa proporcionar um espaço de integração, contribuindo para a permanência dos (as) estudantes indígenas e quilombolas na Universidade, por meio da intervenção de monitores (as) nos processos de adaptação às atividades acadêmicas, bem como contribuir para a compreensão, pelo (a) estudante indígena e quilombola, de seu novo ambiente de vivência.
- O Programa é mantido e administrado pela PROGRAD em conjunto com SAAD (Instrução Normativa n’ 001/2019 PROGRAD/SAAD)
- Estudantes regularmente matriculados 2020 (graduação):
164 indígenas |
31 quilombolas |
- Professor(a) supervisor(a), coordenadores(as) de curso e monitores(as)
- 6 Cursos contemplados com bolsas em 2020:
Cursos |
Indígenas |
Quilombolas |
Cinema | 1 | 0 |
Fisioterapia (Araranguá) | 0 | 1 |
História | 1 | 1 |
Jornalismo | 4 | 1 |
Medicina (Araranguá) | 6 | 1 |
Psicologia | 6 | 1 |
Objetivos:
l – Contribuir para o sucesso da Política de Ações Afirmativas da Universidade, assegurando melhores condições de permanência e desenvolvimento acadêmico aos (às) estudantes indígenas e quilombolas beneficiados(as);
II – Inserir os (as) estudantes indígenas e quilombolas recém ingressantes na UFSC na realidade
universitária, visando minimizar as barreiras sociais, culturais e acadêmicas existentes;
III – Contribuir para a qualificação do ensino de graduação, por meio da participação do (a) monitor (a) em práticas pedagógicas já existentes e do desenvolvimento de novas práticas;
IV – promover o desenvolvimento acadêmico dos (as) Monitores(as) através do diálogo intercultural associado à reflexão sobre a diversidade como pertinente a sua formação em nível superior;
V – Criar condições para que o(a) Monitor(a) aprofunde sua reflexão sobre diferentes aspectos do currículo do seu curso e sobre o desenvolvimento de habilidades relacionadas à docência em sua área de formação acadêmica.
Estudantes Indígenas:
- 164 estudantes, de 17 povos, regularmente matriculados (25 ingressantes em 2020.1)
- em 55 cursos, como: Medicina (17), Odontologia (8), Licenciatura Intercultural Indígena (7), Enfermagem (6), Medicina – Araranguá (6), Psicologia (6), Agronomia (5), Educação do Campo (5), Pedagogia (5), Jornalismo (4).
GUARANI | XOKLENG | KAINGANG |
YALAWAPITI | XACRIABÁ | TUXÁ |
BARÉ | SATERÉ-MAWÉ | PARINTINTIN |
WAPIXANA | MUNDURUKU | TICUNA |
FULNI-Ô | KRENAK | KAMAYURÁ |
ATIKUM | PANKARARU |
Estudantes Quilombolas:
- 31 estudantes, de 9 quilombos, regularmente matriculados (8 ingressantes em 2020.1)
- em 22 cursos, como: Medicina (6), Direito (4), Administração (2), Arquitetura e Urbanismo (2), Educação Física (2), Engenharia Civil (2), Ciências da Computação (1), Design (1), Direito (1), Engenharia Elétrica (1).
INVERNADA DOS NEGROS | MORRO DO FORTUNATO | ALDEIA |
MORRO DO BOI | VIDAL MARTINS | TABULEIRO |
SANTA CRUZ | IVAPORUNDUVA (SP) | MARGENS DO RIO PRETO, NOVO E RIACHÃO (TO) |
Atribuições do(a) Monitor(a):
I – Dispor de horários semanais para trabalhar e estudar com o (a) estudante indígena ou quilombola;
II – Auxiliar o (a) estudante indígena ou quilombola no uso de equipamentos, programas e ferramentas de informática;
III – Orientar o (a) estudante indígena ou quilombola quanto ao uso das bibliotecas;
IV – Auxiliar o (a) estudante indígena ou quilombola na localização e na tomada de providências para aquisição dos materiais e equipamentos exigidos pelas disciplinas;
V – Auxiliar o (a) estudante indígena ou quilombola em relação a locais e horários das disciplinas;
VI – Traduzir para o (a) estudante indígena ou quilombola situações próprias da vida acadêmica e da vida na cidade;
Vll – Reconhecer e respeitar a identidade étnica do (a) indígena ou do (a) quilombola, dispondo-se a aprender acerca de seu modo de vida, buscando assim superar as incompreensões próprias dos processos de contatos interétnicos;
Vlll – Encaminhar o(a) estudante indígena ou quilombola para o Programa Institucional de Apoio
Pedagógico aos Estudantes (PIAPE) caso observe necessidades específicas de aprendizagem relacionadas aos conteúdos acadêmicos;
IX – Elaborar um plano de trabalho em conformidade com as orientações do (a) professor (a) supervisor (a) e com as necessidades expressas pelo (a) estudante indígena ou quilombola, e registrá-lo no MONl;
X – Atender às orientações do (a) professor (a) supervisor (a);
XI – Imprimir o tempo de compromisso da Monitoria disponível no sistema MONI, entregando-o, após as devidas assinaturas, na Coordenação do Curso de Graduação em até 10 dias do seu registro como monitor (a);
Xll – Elaborar o relatório de atividades e encaminha-lo ao (à) supervisor (a) por meio do sistema MONI, em até 30 (trinta) dias após o seu deslizamento do Programa;
Xlll– Avaliar o Programa no sistema MONI.